Copyright 2022 - AEFA©carlos.charrua

SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) tem como principal objetivo, a promoção do sucesso educativo dos alunos, a melhoria do ajustamento entre as competências dos jovens e as suas necessidades, através da construção da sua identidade, melhorando desta forma, a rede de relações recíprocas indispensáveis ao desenvolvimento pessoal, interpessoal e comunitário, ao longo do seu processo educativo, apoiando-se em cinco vetores: cognitivo, emocional, comportamental, motivacional e contextual.

O Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda conta com três psicólogas que trabalham neste serviço e que, em articulação com os diversos elementos da comunidade escolar alargada e junto da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI), promovem o bem-estar e colaboram em medidas educativas que suportam uma aprendizagem de qualidade e o sucesso integral dos alunos.

Na EB Francisco de Arruda, este serviço conta atualmente com duas psicólogas, Vera Mendes e Inês Pereira. 

Nos JI e escolas do 1.º CEB, conta com a psicóloga Fátima Martins.

Na sede escolar, com a psicóloga Vera Mendes, este serviço especializado assume o nome de “Projeto Aprende Como És"  (PACE). 

Este projeto é constituído por intervenções especializadas diretas aos alunos, à família e docentes, segundo o modelo de educação sistémica. Ou seja, uma visão holística e integrada, executa intervenções especializadas e estratégias escolares e parentais, integradas num sistema vivo de comunicação e relações dinâmicas. Leva a cabo ainda, atividades de execução do programa de orientação vocacional destinado a alunos em final de ciclo e segundo o modelo de desenvolvimento e gestão da carreira A estreita colaboração com os encarregados de educação/família e a comunidade alargada parceiros, é encarada como a colaboração fulcral para o sucesso da missão de aprender e ensinar ao longo de todo o percurso de Vida.

Nos JI e escolas do 1.º CEB,  com a psicóloga Fátima Martins, o foco assenta em apoiar a tríade, Escola/Aluno/Família, num contexto tão especial como é o contexto escolar/educativo. A escola é um lugar, por excelência, de importantes aprendizagens, experimentação e de crescimento dos indivíduos na sociedade, sendo portanto um momento privilegiado para promover mudanças. No entanto, há por vezes, interrupções neste processo de crescer e ser crescido pelo que e é neste âmbito, que presta apoio/ aconselhamento técnico.

Horários das psicólogas: para atendimento presencial, realizado segundo marcação prévia e ajustável ao protocolo de contingência adotado pelo agrupamento.

internet adult film database

Pesquisa

f t g m