Copyright 2019 - AEFA©carlos.charrua

Quem Somos

Caracterização Geral do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda foi constituído em 2004 e nasce da conjugação dos imperativos legislativos, no âmbito da autonomia administração e gestão dos estabelecimentos públicos (Decreto-Lei115-A/98, Decreto Regulamentar 12/2000) e das sinergias relacionais existentes entre a Escola EB2,3 Francisco de Arruda e as Escolas de 1ºCiclo das freguesias envolventes, Alcântara e Ajuda. Apresenta uma oferta educativa que cobre os níveis de ensino, do Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, disponibilizando também Turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA) e de PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação, como medida socioeducativa favorável ao cumprimento da escolaridade obrigatória e inclusão social.

 

Escolas

O Agrupamento é composto por seis unidades educativas, que são as seguintes:

 

Na Freguesia da Ajuda

- Escola Básica Homero Serpa (1º ciclo e Pré-Escolar + PIEF), antiga Escola Casalinho da Ajuda, “renomeada” na tentativa de melhoramento da imagem e dignificação da escola, até aí associada de forma depreciativa ao nome do Bairro. Possui ótimas instalações escolares que têm sido rentabilizadas com a valência PIEF, para fazer face ao decréscimo do nº de alunos e também como medida de prevenção do abandono escolar.

- Escola Básica Alexandre Herculano (1º Ciclo), recentemente intervencionada, em bom estado, acolhedora, contudo a sua configuração interior e dimensão das salas de aulas impõem alguns constrangimentos ao funcionamento escolar.

- Jardim de Infância Alexandre Rodrigues Ferreira, antiga escola do 1º Ciclo, com o mesmo nome, intervencionada e requalificada em 2018, passando a regime de exclusividade para o Pré-escolar. Representa uma mais-valia para o Agrupamento uma vez que responde com qualidade às necessidades da freguesia, em termos de oferta pública.

 

Na Freguesia de Alcântara

- Escola Básica Raúl Lino (1º ciclo e Pré-Escolar), uma das mais bonitas do Agrupamento, com pinturas e frescos do pintor Raúl Lino, requalificada e com bons espaços exteriores. Apresenta, contudo, problemas em termos de acessibilidade e segurança uma vez que se situa junto a uma via com grande afluência de tráfego rodoviário e tem pouca proteção. Aguarda-se há alguns anos por um plano de intervenção, neste campo. Possui uma Biblioteca Escolar, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares e um Centro de Apoio à Aprendizagem (proveniente da antiga unidade de ensino estruturado para o espectro do autismo).

- Escola Básica Santo Amaro (1º Ciclo e Pré-Escolar), situada numa zona privilegiada da freguesia, junto ao Jardim de Santo Amaro e Hotel Pestana e com bom acesso à rede de transportes públicos, sendo uma das escolas mais procuradas. Neste momento é a única escola que ainda não foi remodelada, tem apenas beneficiado de obras de manutenção, prevendo-se para breve, a sua grande intervenção. É uma escola pioneira na integração e inclusão de alunos com Multideficiência, tendo também, neste momento um Centro de Apoio à Aprendizagem e uma Biblioteca integrada na Rede de Bibliotecas Escolares.

Todas as escolas do 1º Ciclo funcionam em regime normal, em termos de horário e oferecem Atividades de Enriquecimento Curricular: Música, Atividade Físico Desportiva e Inglês. Em conjunto com as juntas de freguesia desenvolvem atividades de Complemento de Apoio à Família.

- Escola Básica Francisco de Arruda (2º e 3º Ciclo), é a escola sede do Agrupamento, as suas instalações são ótimas, teve intervenção no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário e foi a primeira obra de reabilitação que recebeu, o “Prémio Secil de Arquitetura” (2012). Na cerimónia de entrega do prémio o Arquiteto José Neves, responsável pela obra, referiu a importância dada pelo Júri do concurso a "um trabalho em que sobretudo se procurou valorizar o que já existia e acrescentar serenamente novos edifícios, para que com os antigos e com a cidade formassem uma nova unidade, uma nova situação, ou seja, por sentir que o Júri reconheceu este princípio tão importante para a arquitectura de que salvar uma herança não significa limitarmo-nos a ela." Desde essa data a escola é continuamente visitada por estudantes e outros interessados, fazendo parte do roteiro anual do “Open House”. Também aqui, temos uma ótima Biblioteca Escolar da Rede, que tem funcionado como polo agregador e gerador de dinâmicas inovadoras e projetos de sucesso, dando visibilidade às boas práticas do Agrupamento.

Pesquisa

f t g m